PRINCIPAIS CAUSAS DE INAPTIDÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE
-
Doenças: candidatos com história de doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas cuja transmissibilidade através de transfusão sanguínea seja conhecida como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Estados gripais ou alérgicos contra indicam a doação.
-
Medicamentos: cada medicamento deve ser avaliado individualmente, principalmente pela indicação de seu uso, o que pode excluir o doador, a critério médico.
-
Imunização: cada vacina deve ser avaliada individualmente.
-
Intervalo de doação: o intervalo mínimo entre cada doação deverá ser de 90 dias para a mulher e 60 dias para o homem, desde que num período de um ano se façam no máximo quatro doações para o homem e três para a mulher.
-
Gestação e puerpério: são excluídas as gestantes, as puérperas até 3 meses após o parto e as mulheres que amamentam.
-
Abortamento: são excluídas as candidatas com história de abortamento há menos de 3 meses.
-
Profissão: não são aceitos como candidatos à doação pessoas que NÃO tenham repousado após exercerem trabalho noturno, pessoas que exerçam profissões de risco físico e que não possam interromper suas atividades por 12 horas.
-
Pressão arterial: são excluídos os candidatos com PA máxima acima de 180mmHg ou abaixo de 100mmHg.
-
História de hemoterapia: são excluídos os candidatos que receberam sangue, componentes ou derivados nos 12 meses anteriores à doação, em virtude do risco de transmitirem doenças infecciosas. Idem para transplantes.
-
Malária: são excluídos como doadores os candidatos que nos últimos 6 meses estiveram em área endêmica e que nos últimos 3 anos tiveram Malária. São excluídos definitivamente os doadores que tiveram febre quartã (Plasmodium malarie).
-
Álcool: quaisquer sinais de intoxicação pelo álcool ou história de alcoolismo crônico excluem o candidato. Ingestão de álcool há menos de 12 horas também impede a doação.
-
Perda de peso: perda acima de 10% do peso nos últimos 3 meses.
-
Cirurgias: Somente após 6 meses a 1 ano para grandes cirurgias, 3 meses para pequenas cirurgias e 72 horas para extração dentária ou manipulação dentária.