INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A DOAÇÃO DE SANGUE:
OS MAIS FREQUENTES TABÚS QUE DIFICULTAM A DOAÇÃO:
Os Bancos de Sangue buscam a cada dia, estarem de acordo com as normas nacionais e internacionais de segurança, oferecendo proteção ao doador e ao receptor.
Os números também provam que quem doa, volta. Mais de 50% dos doadores já fizeram mais do que 5 doações. Um exemplo de que os voluntários se sentem bem em ajudar. Veja se você pode se candidatar.
Mas mesmo assim, surgem muitos mitos.
Doar sangue transmite doenças?
Não. O procedimento é simples e muito seguro. Todo material e equipamento utilizados são modernos e descartáveis, o que eliminam qualquer risco de contaminação para quem doa.
O processo é doloroso?
Não. Doar sangue é rápido, indolor e não faz mal à saúde.
Vou ficar sem sangue?
Não. O volume coletado é de 450 ml, menos de 6% do total de sangue do corpo de um adulto. A reposição é feita naturalmente pelo organismo logo nas primeiras 24 horas após a doação.
Apenas uma pessoa se beneficiará com a minha doação?
Não. O sangue colhido de um doador é separado em três componentes: hemácias, plasmas e plaquetas. Ou seja, um único doador pode salvar mais vidas.
O material coletado será utilizado no mesmo dia?
Não. Após a coleta, o sangue é avaliado por diversos testes sorológicos que permitem saber se o sangue poderá ser utilizado em transfusões, além de conferir se há material genético dos vírus das Hepatites B e C, HIV, entre outros.
A doação não engorda, emagrece ou afina o sangue?
Não, e nem deixa o organismo mais frágil. A verdade é que quem decide fazer este ato solidário não corre riscos de contrair doenças e ainda pode salvar várias vidas.